quinta-feira, 25 de março de 2010

Morar no Exterior - Uma experiência de Vida


Morar no exterior, ganhar doláres, experiência de vida, aprender outro idioma. Nessa linha de pensamento centenas, milhares de pessoas deixam o país em busca de sonhos, aventuras, enfim do novo.
Eu tive a experiência de 9 anos no Japão, claro que recomendo para todo mundo. Mas como toda "moeda" tem dois lados. Por isso sempre coloque na balança. Você está partindo rumo ao desconhecido. Muitas coisas vão acontecer, a viagem de 1 ano, pode virar 5, quem garante? Você pode encontrar seu amor, sua vocação, seu país (incrível, isso acontece). Por outro lado, sua família fica, seus amigos, parte de sua vida.
Saudade, palavra sem tradução para o inglês, para o japonês, mas de fácil descrição. Aperto no peito, nostalgia, solidão momentânea...
Mas uma coisa é certa, como dizia o Maestro soberano Tom Jobim. 

"O Brasil não é para principiantes".

Então para você que pensa em ir para o exterior pela primeira vez, não tenha medo. Se jogue de cabeça, se empenhe em aprender o idioma local (ponto que considero importante), pois quem tem boca vai a Roma!
Estude os costumes locais e lembre-se: é como que se você estivesse na casa de outra pessoa, lá existem regras que diferem do nosso país.

Boa Viagem! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário